Mini Aerogerador Motores Passo
Mini aerogerador
Um mini gerador eólico pode ser construído a partir de componentes comuns que já não utilizamos, alguns dos motores de pequena dimensão que podem ser utilizados encontram-se em Drives de disquetes antigas, impressoras, plotters etc etc.
Estes dispositivos utilizam pequenos motores passo a passo que permitem gerar energia
Motores de passo como geradores de energia
Motores de passo podem ter vários enrolamentos, para verificar as bobinas a que os fios de saída estão ligados, pode utilizar-se um multímetro e verificar os diversos enrolamentos.
A ideia base é rectificar as saídas dos pulsos de cada um dos enrolamentos através de uma ponte rectificadora de 4 díodos e filtrar as saídas de com um condensador. sEste conjunto ponte rectificadora-condensador produz corrente contínua que pode ser utilizada directamente para carregar pilhas ou baterias.
Os componentes utilizados no processo de rectificação e filtragem, dependem dos pulsos gerados pelo motor, se os motores forem motores de drives de disquetes, impressoras os pulsos nunca ultrapassam os 100V e 1 amper, pode-se por isso utilizar na ponte rectificadora (D) 4 díodos 1N4001 ou uma ponte rectificadora de 1A/100V e um condensador(capacitor) electrolítico de 470 µF ou mais, quanto mais elevada a capacidade melhor é a filtragem de saída.
Podemos agora carregar um conjunto de baterias ou pilhas.
Para uma melhor utilização do carregador, devemos ter em atenção que a corrente de carga para as baterias nicad não deve exceder 1/10 da sua corrente nominal durante 10 horas, pode por isso utilizar-se um valor para R1 de 10 Ω ou um potenciometro de modo a ajustar a corrente que flui para as baterias. C1 pode ter um valor de 47 a 470 µF.