Aparelhos de medida
A verificação de um circuito eléctrico, necessita de alguns instrumentos de medida, de modo a que possa ser analisado, seja na vertente de desenvolvimento e concepção de circuitos electrónicos, reparação de avarias electrónicas ou eléctricas, sem a utilização de instrumentos de medida é inviável a não utilização de instrumentos de medida. Podem existir equipamentos específicos destinados a verificar componentes electrónicos ou circuitos dedicados, no entanto, existem alguns instrumentos de medição globais e fundamentais.
Voltímetro
O voltímetro é utilizado para verificar a tensão entre dois pontos no circuito, existem dois tipos básicos o digital e o analógico. Utiliza-se colocando as pontas num circuito sujeito a tensão, pode ter escalas de medida em AC e DC, tem uma resistência elevada entre as pontas de medida, é usado em paralelo com o circuito que se vai medir.
Amperímetro
É utilizado para medir a corrente que circula num circuito eléctrico, é colocado em série na linha do circuito, multímetros, a sua resistência é muito baixa, pode ser usado em AC ou DC, o uso indevido pode danificar o medidor é comum o utilizador após uma medição de correntes, usar o equipamento para medir tensões, é necessário um especial cuidado com este aspecto.
Ohmímetro
Mede a resistência de um componente ou circuito, diferencia-se especialmente nos analógicos, porque a escala é inversa. Utiliza-se para medir componentes ou circuitos sem tensão. A utilização em circuitos sujeitos a tensão pode danificar o medidor.
Wattímetro
O wattímetro combina dois elementos de leitura, a tensão e a intensidade de corrente, é colocado por isso, em paralelo com o circuito e em série.
Multímetro
Vulgarmente chamado de “multitester” incorpora uma série de medidores, amperímetro, voltímetro, ohmímetro, alguns modelos actuais incorporam medição de díodos, frequencímetro, capacímetro, é o principal instrumento de um electrónico.
Osciloscópio
Verifica visualmente a forma de onda, a sua amplitude e tempo, em circuitos complexos, é uma ferramenta fundamental.
Este processo visual produz a forma de onda que circula em determinado condutor, criando uma amplitude B num determinado tempo A, as escalas do equipamento e as ponteiras de medição, permitem adequar o instrumento de medição à frequência e amplitude de tensão de modo a que se visualize a forma de onda em toda a sua amplitude.
Frequencímetro
O frequencímetro permite verificar a frequência gerada por um oscilador ou a frequência que uma linha condutora tem. A sua concepção é quase e apenas em formato digital. Alguns modelos de multímetros têm um frequencímetro incorporado.